cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor

Designação do Projeto | cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor Número do Projeto | 46080 Tipologia da Operação | Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) – Programas Mobiliadores Códigos da Operação | POCI-01-0247-FEDER-046080LISBOA-01-0247-FEDER-046080 Objetivo temático | OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação Região de Intervenção | Norte, Centro, Lisboa, Alentejo Promotor líder | SUMOL+COMPAL MARCAS, S.A.
Data de aprovação | 23.11.2020Data de início | 01.06.2020Data de conclusão | 31.05.2023 Investimento total elegível | 4.641.020,43 euros Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER | 3.106.642,43 euros Programa financiador | Programa Operacional Competitividade e Internacionalização; Programa Operacional Regional de Lisboa
Copromotores | PORTUGALFOODS - ASSOCIAÇÃO INTEGRALAR - INTERVENÇÃO DE EXCELÊNCIA NO SECTOR AGRO-ALIMENTAR; UM - UNIVERSIDADE DO MINHO; INIAV - INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA, I.P.; ISA - INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA; INL - LABORATÓRIO IBÉRICO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA (LIN); UNIVERSIDADE DE AVEIRO; SENSE TEST - SOCIEDADE DE ESTUDOS DE ANÁLISE SENSORIAL A PRODUTOS ALIMENTARES LDA; MENDES GONÇALVES, S.A.; UNIVERSIDADE DE COIMBRA; WEDOTECH - COMPANHIA DE IDEIAS E DE TECNOLOGIAS LDA; VIEIRA DE CASTRO PRODUTOS ALIMENTARES, S.A.; REQUIMTE - REDE DE QUIMICA E DE TECNOLOGIA – ASSOCIAÇÃO; UTAD - UNIVERSIDADE DE TRAS OS MONTES E ALTO DOURO; UNIVERSIDADE DO PORTO; FRULACT - INDÚSTRIA AGRO-ALIMENTAR, S.A.; UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA; UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA; PRIMOR CHARCUTARIA - PRIMA, S.A.; SPI - SOCIEDADE PORTUGUESA DE INOVAÇÃO - CONSULTADORIA EMPRESARIAL E FOMENTO DA INOVAÇÃO S.A.
Breve Descrição do Projeto | O projeto cLabel+ tem como principal objetivo responder aos desafios que o consumidor coloca à indústria alimentar e pretende desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com limitada utilização de um número elevado de aditivos, e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar. Para o efeito, o projeto cLabel+ intergra um conjunto de projetos parciais (PPS) complementares que se integram na realização do objetivo global, nomeadamente:
- Valorização nutricional de produtos através dos macronutrientes e das condições de processamento (PPS1);
- Soluções inovadoras e “clean label” para a redução do açúcar e modelação do poder adoçante em alimentos (PPS2);
- Estabilização e conservação “clean label” de molhos, produtos cárneos e confeitaria (PPS3);
- Novas metodologias para a integração e otimização da resposta do consumidor (PPS4);
- Gestão do projeto, disseminação e valorização de resultados (PPS5).
Resultados Alcançados | Em atualização.
No primeiro semestre do projeto a WEDOTECH fez uma revisão a estudos, tendências de mercado e práticas de formulação, processos, aditivos, rotulagem e alegações clean label nos mercados internacionais e nacional:
- Definição das fronteiras do que é considerado clean label no âmbito da investigação do projeto, tendo em conta o mercado internacional.
- Identificação de ingredientes facilmente percebidos pelos consumidores e universalmente aceites como clean label, tendo por base estudos previamente publicados.
- Identificação das práticas de rotulagem clean label no mercado internacional: designações de ingredientes, alegações, outras mensagens na comunicação dos produtos, com especial enfoque nos produtos alvo do projeto cLabel+, isto é: molhos, charcutaria, sumos, néctares e preparados de fruta, bolachas e iogurtes.
- Caracterização de produtos alimentares das categorias de produtos alvo do projeto existentes no mercado português, por consulta de rotulagem e/ou fichas técnicas.
- Identificação daqueles que se podem classificar como clean label, e identificação das falhas existentes no mercado, quer a nível dos produtos alimentares das categorias em estudo, quer de ingredientes específicos (e.g. corantes, conservantes, edulcorantes, amidos, etc.).
- Análise de compatibilidade dos produtos já existentes e dos produtos que o projeto pretende desenvolver, com as principais tendências de mercado alimentar, para identificação de paradoxos que serão importantes para uma análise de riscos dos produtos a desenvolver pelos copromotores deste consórcio.
Ainda que as definições de clean label sejam fluidas, é inegável que a mudança está a acontecer, e o ponto principal é que a transparência e o clean label como clareza, pureza e responsabilidade, não são uma moda e a sua procura vai continuar a aumentar [Nielsen, 2017A].
Os critérios de aceitabilidade de uma série de ingredientes por consumidores foram revistos e apresentados. Variam de acordo com a nacionalidade dos consumidores.
Foram revistos e compilados exemplos de produtos clean label, com indicação de lista de ingredientes, alegações e fotografia do rótulo (pelo menos front-of-pack; quando possível também back-of-pack), num total de 80 produtos.

Reforçou-se que a pertinência do projeto cLabel+ é indubitável, com inúmeras oportunidades de desenvolvimento, e potenciação de produtos mais saudáveis, sustentáveis, transparentes e atraentes para os consumidores.
A categoria charcutaria é a que parece estar numa fase mais precoce de desenvolvimento e oferta de produtos verdadeiramente clean label, face ao panorama internacional. Na pesquisa efetuada no mercado nacional, não foi detetado nenhum produto com alegações clean label utilizadas em produtos internacionais da mesma categoria, como por exemplo, “Sem MSG”, “Natural”, “Biológico”, “Sem nitritos”, “Sem conservantes / sem conservantes artificiais”, o que mostra aqui uma boa oportunidade para o projeto cLabel+. Nas outras categorias de alimentos de interesse para o projeto, não foram identificadas diferenças significativas face à oferta no mercado internacional, o que não significa que não existam muitas oportunidades de desenvolvimento clean label.
Para todas as categorias de produtos alimentares que o projeto cLabel+ irá trabalhar, a origem dos ingredientes (e.g. tomates, ovos, ervas e especiarias, óleos vegetais, fruta, vegetais, carne) oferece uma boa oportunidade de trabalho, ligando-a a uma origem natural, biológica, local, ao bem-estar animal, etc. Considera-se que esta é uma tendência de interesse crescente por parte dos consumidores, fácil de comunicar, e que, por isso, deve ser trabalhada em combinação com as técnicas e ingredientes que o projeto cLabel+ virá a desenvolver.
Para mais informação, contacte-nos para teresaoliveira@wedotech.eu