iCanSea


O Projeto iCanSea – Conservas com macroalgas para diferenciação nutricional e sensorial – Ref. 003171, foi efetuado em parceria entre a La Gondola, a WEDOTECH e o ISEP e co-financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Este projeto decorreu de Julho de 2015 a Junho de 2017.

Investigou algas marinhas da costa portuguesa e desenvolveu conservas com algas, para diferenciação nutricional e sensorial.

As conservas de cavala com algas desenvolvidas no projeto iCanSea são extremamente ricas nutricionalmente; têm alegações nutricionais e alegações de saúde derivadas sobretudo dos teores de ómega-3, fósforo, potássio, proteína e vitaminas da cavala, e do iodo das algas. Para além da valorização nutricional as algas melhoram as características sensoriais da conserva, a nível de sabor e de textura.

 

No âmbito do projeto iCanSea, a WEDOTECH avaliou várias espécies de algas edíveis da costa portuguesa em diferentes matrizes. Apresentam-se de seguida algumas receitas fáceis de executar, muito saborosas e fonte de iodo.