iCod
O projeto iCOD – Inovadoras tecnologias para valorização de subprodutos do processamento de bacalhau – foi um projeto financiado pelo QREN (Ref. AdI_11466_iCOD), e realizado em parceria entre a Pascoal & Filhos S.A., a Universidade Católica Portuguesa (Escola Superior de Biotecnologia) e a WeDoTech. Este projeto teve por objetivo otimizar tecnologias de extração e purificação de compostos de elevado valor presentes nos subprodutos do processamento do bacalhau, com vista à sua aplicação à escala industrial e ao desenvolvimento de novos produtos diferenciados, dentro do sector alimentar e outros.
O projeto iCOD explorou várias vias de valorização de subprodutos do processamento do bacalhau, tendo atingido vários sucessos.
Das peles de bacalhau o projeto iCOD conseguiu a extração de gelatina, com boas propriedades reológicas, sabor e aroma a peixe e com um potencial muito interessante para integração na indústria alimentar e eventualmente noutras indústrias. A gelatina foi produzida na Pascoal, tendo sido integrada num dos principais produtos de pré-cozinhados da empresa, com excelentes resultados sensoriais, de sabor e textura, validados por testes de análise sensorial externos e permitindo ao produto várias alegações nutricionais importantes, tais como alto teor de proteína, aliadas à redução do teor de gordura (total e saturada).
Da água de salga, o projeto investigou a recuperação de proteínas por processos de separação por membranas, a uma escala laboratorial e posteriormente à escala piloto. Este processo resultou em excelentes níveis de dessalinização, um dos parâmetros mais críticos para a recuperação de compostos de uma matriz com tão elevado teor de sal, mas com rendimentos ainda baixos. Este processo carece de otimização adicional, com vista a aumentar o rendimento da recuperação de proteínas e reduzir o consumo de água para remoção do sal.
Os conhecimentos adquiridos com este projeto beneficiam todos os parceiros, com resultados de aplicação imediata mas também pela potencial extrapolação desses conhecimentos para outras indústrias alimentares, que a WeDoTech pretende explorar.