OptimOdour
Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARs.
O projeto OptimOdour – Optimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARs – é um projeto promovido pela Guiatel S.A., em co-promoção com a WeDoTech, Lda. Este projeto é financiado ao abrigo do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do Portugal 2020 (Ref. º 2015/3357), pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O projeto teve início em Julho 2015 com uma duração de 24 meses.
Objectivos
Este projeto enquadra-se na promoção da eficiência energética em ETARs, propondo-se desenvolver uma solução integrada e inteligente, apoiada na monitorização real de parâmetros críticos da qualidade do ar interior das ETARs, que permita gerir de forma automatizada a capacidade de ventilação necessária em ETARs. Os objetivos técnico-científicos definidos para o projeto foram os seguintes:
Investigar a correlação de condições de operação da ETAR com a concentração de poluentes específicos no ar interior, por forma a identificar padrões que contribuam para diferentes perfis de emissão de poluentes.
Desenvolver um software dedicado ao controlo do sistema de ventilação em ETARs, capaz de gerir os inputs dos sensores de poluentes e atuar sobre o regime de ventilação.
Desenvolver plataforma de interface com utilizador para visualização em tempo real da monitorização dos sensores e gestão do backoffice do software.
Otimizar solução integrada de controlo de ventilação inteligente por forma a maximizar a eficiência energética associada à ventilação em ETARs.
Resultados
Este projeto foi desenvolvido à escala real em ETARs modelo comparando a situação de base existente com a implementação da solução OptimOdour. Verificou-se que existe grande flutuação na qualidade do ar interior, nomeadamente nas concentrações de ácido sulfídrico (H2S), ao longo do dia, mas principalmente ao longo do ano.
Com a gestão inteligente do regime de ventilação, em função destas flutuações da qualidade do ar, foi possível atingir ganhos energéticos numa ETAR modelo, com uma poupança de 25% do encargo energético associado à ventilação (motor de 30 kW).
Vantagens
Monitorização em tempo real da concentração de H2S.
Controlo automático da ventilação em função das necessidades e concentrações de H2S.
Poupanças de energia associada à ventilação.
Recolha, consulta e armazenamento de histórico dados relativos a consumos energéticos da ventilação e monitorização de H2S.